terça-feira, 20 de março de 2012

Voltamos...

Nem contei aqui, mas viajamos na última semana.
Não foi uma viagem pra passear, foi uma viagem pra cuidar.
Como falei no último post, meu avô teve um derrame e teve que ser internado quando descobriu alguns tumores na cabeça. Ele foi internado dia 02/03. Dia 05 meu pai foi pra Campinas cuidar e ajudar em tudo o que poderia. Dia 06 meu avô dormiu perto das 20h e não acordou mais. Do dia 07 pro dia 08 ele foi transferido para a ala amarela do hospital, para cuidados maiores. Dia 09 nós fomos pra lá também, pois meu pai queria que a família estivesse junta. A situação do meu avô estava bem complicada. Descobrimos durante a semana que os tumores não estavam só na cabeça, mas sim espalhados pelo corpo inteiro. Tinha tumor no pulmão, no basso, no rim, enfim, os tumores tinham tomado conta do corpo do meu avô. Foi no dia 10, no horário da primeira visita, que minha avó tomou a decisão mais difícil da vida dela. Meu avô estava "dormindo" ainda, desde terça-feira, e minha avó chegou pertinho dele e disse que ele poderia descansar assim que a tia Cecília e a Priscila chegassem. Mais tarde minha irmã e o marido dela chegaram. Depois tia Cecília, irmã do meu avô tb chegou de Recife. A família inteira estava lá, todo mundo querendo dar apoio, ajudar em alguma coisa. Domingo fomos fazer a visita. Segunda-feira poucas pessoas entraram pra primeira visita. A fragilidade do meu avô estava mais visível e minha avó ficou bem mais abatida. Na hora de sair minha avó falou pro meu avô esperar ela chegar pro segundo horário de visita, pq ela queria estar com ele quando ele partisse. No segundo horário, como em todos os outros dias, minha avó subiu e o revezamento começou, também só com familiares mais próximos. No finzinho da visita minha avó estava com a mão no coração do meu avô e começou a sentir o ritmo diminuir e ela começou a dizer calmamente "ele está indo, ele está indo".  E foi assim, com a minha avó do lado, assim como em todas as outras situações da vida deles, sem ele sentir dor alguma, que meu avô faleceu. Que tristeza, quanta saudade! O velório foi maravilhoso, sim, maravilhoso. Versículos preferidos, capítulo da Bíblia preferido, hinos preferidos, músicas preferidas e muita emoção. Emoção de gente que amava meu avô, que foi um homem exemplar, um pai exemplar, um avô exemplar, um pastor exemplar. Foi realmente um exemplo de vida e vai continuar sendo exemplo pra nós, que sabemos realmente o quanto ele foi maravilhoso! Agora temos que cuidar da minha avó, que começou a parte mais complicada - viver sem meu avô.
Voltamos de Campinas domingo. Meus pais continuam lá, ajudando em tudo e cuidando.

Hoje, depois de passarmos por toda essa dor, sabemos que o melhor aconteceu.
Deus fez e faz tudo certo. Nós sabemos disso!
Meu avô faleceu com tumores que trazem muita dor, mas não sentiu nada.
Ele descansou em paz, sem dor e ao lado de quem ele mais amava - minha avó.

Sentimos e continuaremos sentindo muita saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário