terça-feira, 24 de abril de 2012

Carta

Semana passada meu pai foi convidado para um retiro de homens, uma parceria entre algumas igrejas aqui de Curitiba e Campo Largo. O retiro aconteceu esse fim de semana e para homenagear os homens que foram, cada um recebeu um pacote de presente. O presente era feito/comprado/enviado pela família, então cada participante recebeu a sua homenagem diferente do outro. Pro meu pai mandamos chocolate, água com tema diferente, uma caixa de presentes e as cartinhas feitas por nós. Cada filha escreveu a sua e minha mãe escreveu a dela. 
Meu pai disse que chorou de tanta emoção com as coisas que escrevemos e com as coisas que fizemos pra mandar pra ele. E que quando começou a chorar olhou pros lados pra ver quem mais estava chorado e TODOS estavam.
O retiro foi "tremendo" como eles mesmo chegaram gritando... e deve mesmo ter sido, pois muitas mudanças aconteceram na vida de pessoas que foram em retiros anteriores.
É um retiro que, pelo que eu entendi, trata a vida do homem. A vida espiritual, a vida conjugal, a vida de pai, a vida no trabalho, nas amizades... a vida por completo! Nós mulheres e os homens que não foram não ficam sabendo de nada do que acontece lá. É um acordo que quem vai faz, para que seja surpresa pros próximos que irão. É bem interessante. Esse mesmo retiro existe pras mulheres. No próximo minha mãe e minha tia vão. Eu não posso ir, gravidas não são permitidas. Quem sabe depois que a Manu nascer e estiver maiorzinha eu tb não consigo ir?! 

Vou colocar aqui a cartinha que eu escrevi pro meu pai. Escrevemos correndo, pq apesar de ter sido convidado faz tempo, meu pai só decidiu que iria na quarta-feira de noite e foi tudo muito corrido nos dias seguintes. 

Meu pai...

Falar do meu pai é muito complicado, mas também é muito simples. É complicado pq não dá pra falar de alguém tão maravilhoso, inteligente, lindo e educado em pouco espaço. É simples pq é falar da pessoa que cuidou de mim a vida toda, é falar de quem me educou, é falar de quem sempre me protegeu, é falar do melhor pai do mundo (os outros pais que me perdoem, mas não tem jeito, ele é MESMO o melhor pai).

Falar do meu pai é falar de um homem forte, um homem decidido, um homem que é teólogo, professor, médico, advogado, administrador, jornalista, designer, fotógrafo, cientista, engenheiro e que mesmo sendo tudo isso não esqueceu de ser filho, marido, genro, cunhado, sogro e pai (e diga-se de passagem, ele é o melhor em tudo isso).

Minha mãe ensinou a gente a mimar meu pai. E a gente mima mesmo!  Quando a gente era pequena (na verdade até eu casar) tudo era motivo de correr pra cama deles e ficar lá assistindo TV juntos. No aniversário dele, no dia dos pais, nos sábados... sempre... a gente fazia surpresa de manhã, era uma surpresa programada, a gente sabia que ele sabia... eu, Pri e Isa corríamos pra lá, em silêncio e pulávamos na cama dele cantando parabéns ou fazendo alguma festa!  Era tão bom! Se eu não tivesse casada e a Pri também, com certeza teríamos pulado na cama dele no último aniversário e nos próximos também. Agora a Isa faz isso sozinha, aproveita mais, não falta espaço na cama! No próximo aniversário quem vai pular na cama dele é a Manu, a mais nova mulher da vida dele, que vai aprender a amar muito muito muito o avô mais lindo que uma neta pode ter!

Meu pai é exemplo de força e demonstrou isso mais do que nunca num dia só, no dia que perdemos o vô.  Ele demonstra força todo dia! Ele é maravilhoso de verdade!

Não lembro de ter aprendido a amar meu pai, antes de nascer eu já amava! Ele falava comigo na barriga e eu já sabia quem era. Ele que levantava de noite pra me cobrir (e ainda faz isso com a Isa), levantava pra ver se tava tudo bem, acordava pra cuidar de mim quando eu passava mal. E, ainda hoje, quando acontece alguma coisa é o nome dele que eu tenho vontade de chamar. Ele que me levava nos lugares, que me buscava. Ele me olhava (e ainda olha) com cara de bravo quando eu fazia alguma coisa errada. 

Meu pai sabe tudo! Ele sabe qual remédio me dar quando eu não to bem, pode ser dor de barriga, dor de cabeça, dor de gravidez, dor nos fios de cabelo, qualquer dor. Ele sabe que a gente tá bem só de olhar e sabe se a gente tá mal só de falar com a gente no telefone.  Ele entende minhas perguntas e responde todas elas, até aquelas que a gente acha que ele não sabe. Ele tem paciência de ouvir nossas histórias e ri de todas elas. Ele conhece todos os lugares e levou a família pra conhecer muuuuitos lugares lindos. Fizemos e ainda vamos fazer muitas viagens incríveis pra lugares maravilhosos! Ele me acompanha em todas as ecografias e gravou vídeo delas no celular! Só um pai coruja e um avô babão faria uma coisa dessas!

Quero ensinar meus filhos a amar meu pai do mesmo jeito que eu amo. E quero ensinar meus filhos a amarem meu marido do mesmo jeito que eu amo o meu pai, pq se for assim, terei certeza de que é amor de verdade, amor que dura pra sempre, amor que não acaba e nem diminui.

Pai te amo! Te amo muito mesmo!!!


Gente, é isso por hoje. Quero escrever mais, mas o tempo não tem deixado.

beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário