quinta-feira, 12 de abril de 2012

Um mês...


 Hoje perto das 18horas nossa família completa um mês sem o vô Cilas.

O primeiro mês certamente é o mais difícil. É o mês pra aprender a esperar, aprender a entender, aprender a aceitar. É um mês cheio de pensamentos, cheio de saudade, cheio de lembranças.

Na semana seguinte ao falecimento do vô nós ainda ficamos com a vó. Ainda estamos com a vó, na verdade. Estamos aqui na nossa casa, mas falamos com ela sempre. Durante essa semana que ficamos lá arrumamos algumas coisas, separamos as roupas do vô, os sapatos... é uma situação complicada, um momento que ninguém imagina passar. Pra vó com certeza não foi nem um pouco fácil. Tirar as roupas do vô do armário é começar a aceitar que ele não volta mais pra casa. Talvez não seja nem aceitar, seja entender. Aceitar não é tão simples assim. Cada filho e cada neto ficou com o que queria e cabia. A vó decidiu dar prioridade pra família. Assim deve ser mais fácil pra ela. Cuidar da vó é nossa prioridade, assim como cuidar do vô também era.

Foi uma semana de muito choro, choro da vó mais do que de todos nós. Ela não queria chorar na minha frente, pois ficou com medo de prejudicar a Manuela em alguma coisa, mas não tinha jeito. Ela não chorava só quando queria, chorava na hora do almoço, chorava lavando a louça, chorava na hora da novelinha, chorava quando o telefone tocava, enfim, chorava sempre e a gente sabe que ela precisava chorar. Guardar o choro não faz bem pra ninguém, ainda mais um choro de tristeza, choro de saudade. Hoje a vó ainda chora, chorou ontem quando falava comigo no telefone, mas não chora sem parar, nem chora o dia inteiro. Todos nós entendemos e ela também está começando a entender que a vida precisa continuar, com certeza absoluta era isso que o vô diria pra gente.

Um dos dias que o choro da minha vó mais me fez chorar foi no meu aniversário, 9 dias depois do falecimento. Toda vez que a gente ligava pra ela ou ela ligava pra gente e o vô não estava em casa, ela dizia, na hora de dar tchau “beijo meu e do vô!”. E no dia do meu aniversário não foi diferente. Meus pais ainda estavam lá em Campinas e todos eles ligaram juntos pra mim. A vó deu parabéns, disse as palavras sábias de sempre e na hora de desligar ela disse “beijo meu e do...” e chorou. São 22 anos de ligações em aniversários meus, foram 21 ligações com beijo duplo (ela mandava beijo pelos dois no aniversário, mesmo que ele tivesse falado com a gente) e a 22ª ligação não foi fácil pra ela e nem foi fácil pra mim. Ela passou o telefone pra minha mãe, mas como ela já tinha me dado parabéns nós nem conversamos, só desligamos e eu chorei.

Agora, nessa nova fase, a vó vai precisar aprender a viver só por ela. E, depois de quase 50 anos de casamento e mais muitos anos de namoro e noivado, isso não vai ser fácil de aprender e fazer. Não é uma coisa que eu quero aprender. Não é uma coisa que alguém queira aprender.

Na semana que o vô faleceu muitas pessoas escreveram textos emocionantes e emocionados no facebook do “velhinho”, como a gente costumava chamar, vou colocar aqui as palavras que mais me marcaram. Uma delas foi a do meu pai, que de verdade me emociona até hoje. Meu pai foi tão forte antes, durante e depois do culto fúnebre, falando sobre o pai dele, que mesmo ele sendo meu eterno herói, eu nunca imaginei que ele conseguiria.

“Faleceu hoje, em Campinas, SP, meu pai, Pr. Cilas Ribeiro. Um homem que foi exemplo para minha vida e me ensinou a alegria de viver. Todos que conheceram meu pai, com certeza absoluta, sem medo de errar, poderão testemunhar da sua alegria, do seu companheirismo e da sua integridade. Muitas coisas boas poderia falar sobre ele, mas sua alegria contagiante se espalhava entre os que compartilhavam da sua presença... Essa lembrança ficará marcada em minha vida. É essa alegria no viver que continuará a servir de base para que nossa família continue lembrando dele e siga vivendo, com alegria e certos de que ele está com Deus e em breve iremos encontrá-lo.” Gerson Daminelli

“Há momentos em que a vida nos brinda com situações alegres e divertidas em que queremos estar e nem vemos o tempo passar quando chega a hora de ir embora.
Outros momentos não nos preparamos nunca...
Ontem vivemos um destes momentos.
Nosso querido pai, Pr. 
Cilas Ribeiro, depois de alguns dias hospitalizado, faleceu e tivemos um culto de despedida e gratidão a Deus por sua vida.
Louvar a Deus em toda e qualquer circunstância, foi nisto que pensamos naquele momento. Isto nos foi ensinado e nisto cremos.
Agradecemos a todos que compartilharam conosco deste momento tão difícil. Pessoas tão especiais, com atitudes igualmente especiais para nós. 
Talvez nem todos ficaram sabendo a tempo de estar junto conosco, a estes pedimos desculpas. 
No culto de gratidão falamos muito sobre a importância da família e a nossa está unida e ciente da Vida em Cristo Jesus. Isto nos deixa a esperança e a certeza de que um dia, no tempo de Deus, iremos nos encontrar e glorificar o nome d`Ele eternamente.
Obrigado a todos.
Orem por nós.”
Gerson Daminelli falando em nome dos filhos, noras e netas

"Pr. Cilas Ribeiro, um grande irmão, amigo, orientador, professor, ..., voltou para a casa do Pai!
Logo após a chuva que caiu na terça-feira, que inclusive caiu somente depois de terminados todos os procedimentos do seu sepultamento, eu estava transitando pela cidade e já a chuva havia estiado e Deus pinta uma beleza, um lindo arco-irís emoldurando a praça Arautos da Paz em Campinas, lembrando-nos da aliança eterna entre Ele e toda a alma vivente. (Gênesis 9:16)
Logo pensei que esta foi a homenagem que Deus fez, à um homem que foi sim um "Arauto do Rei", um "Arauto da Paz" ! Os frutos desta vida somente serão totalmente conhecidos na eternidade, mas sabemos que Deus regou sempre com chuvas de bênçãos a sua vida!
Deixo para Gerson Daminelli, Aline Ribeiro, Eliezer Daminelli Ribeiro, Samuel Daminelli Ribeiro, Camila B. Ribeiro Silva, Priscila Braga Ribeiro Caserta, Isabela Ribeiro e para toda a família um forte abraço e o verso de Isaías 52:7:
"Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!" ""
Jason Soares, tio de coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário