quarta-feira, 25 de abril de 2012

24 semanas, hoje!

Hoje estamos entrando na 24ª semana! Mais que a metade do caminho já foi percorrido...

Andando pelos sites de gravidez dessa imensa internet, encontrei alguns bem legais, além dos blogs maravilhosos que acompanho. Mas falando em site, o "Vida de Mulher" é muito interessante. Quem escreve, escreve como se estivesse falando com as grávidas. Lógico que algumas coisas que estão lá não acontecem comigo e talvez também não aconteçam com outras grávidas, mas é muito legal saber, por exemplo, que a Manu essa semana vai engordar 200g! 200g é metade do que ela tinha na última ecografia!

O legal desses sites de gravidez é que eles contam pra gente um pouquinho do que pode estar acontecendo lá dentro. Não dá pra levar tudo a sério, mas é bom de ler. Além de contar o que pode estar acontecendo com o bebê, esses sites também falam sobre o que pode acontecer com o meu corpo/humor/cabelo...

Essa fase da gravidez é muito legal.
A Manu está crescendo muito e já está mostrando pra mim e pro papai que ela vem com tudo, pq mexe muito, é pura bagunça! O que ela mais mostra é que vai ser o mimo do papai mesmo e não tem outro jeito. É só o Lê chegar perto da barriga e falar alguma coisa que ela já começa a mexer muito e muito forte, ela sabe que é o pai quem tá falando. Ele canta pra ela, fala com ela, brinca com ela. É legal de ficar assistindo! Minha barriga agora se mexe, é uma sensação estranha, mas ao mesmo tempo é muito bom. Quando eu estou deitada e o Lê começa a falar com a Manu a barriga sobe, desce, pula.. que delícia saber que nossa princesa está bem e super agitada!

Agora, o susto dessa semana foi o presente que a Manu ganhou do tio dela, o Léo, irmão do Lê. Não sei ainda como nem quando o Léo arrumou um cachorro pra Manu. É um pinscher, aquele cachorro minúsculo que parece um ratinho de tão pequeno. Então, pois é.  A Manuela agora é dona da Megg. Ela ainda não veio pra casa e nem sabemos quando ela vem, está lá em Matelândia. Vamos precisar esperar um pouco pra buscar, pois onde moramos não podemos ter cachorro, como eu já disse aqui no blog uma vez. Mas agora a Manu já tem um cachorro lá na casa da vó dela. Aiai... quanto mimo!

Mudando de assunto, hoje marcamos nossa próxima ecografia. Dia 24/05. Falta um mês! Quem sabe entre esse meio tempo a gente não marca uma outra?


Por hoje é só...
beijos


terça-feira, 24 de abril de 2012

Carta

Semana passada meu pai foi convidado para um retiro de homens, uma parceria entre algumas igrejas aqui de Curitiba e Campo Largo. O retiro aconteceu esse fim de semana e para homenagear os homens que foram, cada um recebeu um pacote de presente. O presente era feito/comprado/enviado pela família, então cada participante recebeu a sua homenagem diferente do outro. Pro meu pai mandamos chocolate, água com tema diferente, uma caixa de presentes e as cartinhas feitas por nós. Cada filha escreveu a sua e minha mãe escreveu a dela. 
Meu pai disse que chorou de tanta emoção com as coisas que escrevemos e com as coisas que fizemos pra mandar pra ele. E que quando começou a chorar olhou pros lados pra ver quem mais estava chorado e TODOS estavam.
O retiro foi "tremendo" como eles mesmo chegaram gritando... e deve mesmo ter sido, pois muitas mudanças aconteceram na vida de pessoas que foram em retiros anteriores.
É um retiro que, pelo que eu entendi, trata a vida do homem. A vida espiritual, a vida conjugal, a vida de pai, a vida no trabalho, nas amizades... a vida por completo! Nós mulheres e os homens que não foram não ficam sabendo de nada do que acontece lá. É um acordo que quem vai faz, para que seja surpresa pros próximos que irão. É bem interessante. Esse mesmo retiro existe pras mulheres. No próximo minha mãe e minha tia vão. Eu não posso ir, gravidas não são permitidas. Quem sabe depois que a Manu nascer e estiver maiorzinha eu tb não consigo ir?! 

Vou colocar aqui a cartinha que eu escrevi pro meu pai. Escrevemos correndo, pq apesar de ter sido convidado faz tempo, meu pai só decidiu que iria na quarta-feira de noite e foi tudo muito corrido nos dias seguintes. 

Meu pai...

Falar do meu pai é muito complicado, mas também é muito simples. É complicado pq não dá pra falar de alguém tão maravilhoso, inteligente, lindo e educado em pouco espaço. É simples pq é falar da pessoa que cuidou de mim a vida toda, é falar de quem me educou, é falar de quem sempre me protegeu, é falar do melhor pai do mundo (os outros pais que me perdoem, mas não tem jeito, ele é MESMO o melhor pai).

Falar do meu pai é falar de um homem forte, um homem decidido, um homem que é teólogo, professor, médico, advogado, administrador, jornalista, designer, fotógrafo, cientista, engenheiro e que mesmo sendo tudo isso não esqueceu de ser filho, marido, genro, cunhado, sogro e pai (e diga-se de passagem, ele é o melhor em tudo isso).

Minha mãe ensinou a gente a mimar meu pai. E a gente mima mesmo!  Quando a gente era pequena (na verdade até eu casar) tudo era motivo de correr pra cama deles e ficar lá assistindo TV juntos. No aniversário dele, no dia dos pais, nos sábados... sempre... a gente fazia surpresa de manhã, era uma surpresa programada, a gente sabia que ele sabia... eu, Pri e Isa corríamos pra lá, em silêncio e pulávamos na cama dele cantando parabéns ou fazendo alguma festa!  Era tão bom! Se eu não tivesse casada e a Pri também, com certeza teríamos pulado na cama dele no último aniversário e nos próximos também. Agora a Isa faz isso sozinha, aproveita mais, não falta espaço na cama! No próximo aniversário quem vai pular na cama dele é a Manu, a mais nova mulher da vida dele, que vai aprender a amar muito muito muito o avô mais lindo que uma neta pode ter!

Meu pai é exemplo de força e demonstrou isso mais do que nunca num dia só, no dia que perdemos o vô.  Ele demonstra força todo dia! Ele é maravilhoso de verdade!

Não lembro de ter aprendido a amar meu pai, antes de nascer eu já amava! Ele falava comigo na barriga e eu já sabia quem era. Ele que levantava de noite pra me cobrir (e ainda faz isso com a Isa), levantava pra ver se tava tudo bem, acordava pra cuidar de mim quando eu passava mal. E, ainda hoje, quando acontece alguma coisa é o nome dele que eu tenho vontade de chamar. Ele que me levava nos lugares, que me buscava. Ele me olhava (e ainda olha) com cara de bravo quando eu fazia alguma coisa errada. 

Meu pai sabe tudo! Ele sabe qual remédio me dar quando eu não to bem, pode ser dor de barriga, dor de cabeça, dor de gravidez, dor nos fios de cabelo, qualquer dor. Ele sabe que a gente tá bem só de olhar e sabe se a gente tá mal só de falar com a gente no telefone.  Ele entende minhas perguntas e responde todas elas, até aquelas que a gente acha que ele não sabe. Ele tem paciência de ouvir nossas histórias e ri de todas elas. Ele conhece todos os lugares e levou a família pra conhecer muuuuitos lugares lindos. Fizemos e ainda vamos fazer muitas viagens incríveis pra lugares maravilhosos! Ele me acompanha em todas as ecografias e gravou vídeo delas no celular! Só um pai coruja e um avô babão faria uma coisa dessas!

Quero ensinar meus filhos a amar meu pai do mesmo jeito que eu amo. E quero ensinar meus filhos a amarem meu marido do mesmo jeito que eu amo o meu pai, pq se for assim, terei certeza de que é amor de verdade, amor que dura pra sempre, amor que não acaba e nem diminui.

Pai te amo! Te amo muito mesmo!!!


Gente, é isso por hoje. Quero escrever mais, mas o tempo não tem deixado.

beijos

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mais uma ecografia!

Duas ecografias em uma semana é felicidade demais! Seria ótimo se toda semana fosse assim!

A Manu está com 28cm, pesa 464g!
O médico que fez essa ecografia é o mesmo que fez algumas outras já, então ele tem o histórico da Manu. Ele disse que está tudo ótimo com ela, que o crescimento está em ritmo perfeito, que ela está super esperta, que ela é bagunceira (ótima notícia!). Ele mostrou os dedinhos na mãozinha, os pezinhos dela... coisa mais linda do mundo, gente! Ela ficava abrindo e fechando a boquinha, colocava a mão na boca, aproveitou que a gente estava olhando e deu aqueles empurrões com os pés.

Nessa ecografia foi a família inteira. Os 3 de sempre (eu, Lê, minha mãe...) e mais a Isa, a mãe do Lê, o pai do Lê, a Pati, o Edinho... meu pai foi até lá, mas não subiu. Foram 8 pessoas e mais o médico e a ajudante dele, todo mundo olhando a Manu!


Espero que a próxima ecografia não demore muito!

Amanhã eu entro no 6º mês. Falta pouquinho pra Manu chegar!!!!



beijos

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Um mês...


 Hoje perto das 18horas nossa família completa um mês sem o vô Cilas.

O primeiro mês certamente é o mais difícil. É o mês pra aprender a esperar, aprender a entender, aprender a aceitar. É um mês cheio de pensamentos, cheio de saudade, cheio de lembranças.

Na semana seguinte ao falecimento do vô nós ainda ficamos com a vó. Ainda estamos com a vó, na verdade. Estamos aqui na nossa casa, mas falamos com ela sempre. Durante essa semana que ficamos lá arrumamos algumas coisas, separamos as roupas do vô, os sapatos... é uma situação complicada, um momento que ninguém imagina passar. Pra vó com certeza não foi nem um pouco fácil. Tirar as roupas do vô do armário é começar a aceitar que ele não volta mais pra casa. Talvez não seja nem aceitar, seja entender. Aceitar não é tão simples assim. Cada filho e cada neto ficou com o que queria e cabia. A vó decidiu dar prioridade pra família. Assim deve ser mais fácil pra ela. Cuidar da vó é nossa prioridade, assim como cuidar do vô também era.

Foi uma semana de muito choro, choro da vó mais do que de todos nós. Ela não queria chorar na minha frente, pois ficou com medo de prejudicar a Manuela em alguma coisa, mas não tinha jeito. Ela não chorava só quando queria, chorava na hora do almoço, chorava lavando a louça, chorava na hora da novelinha, chorava quando o telefone tocava, enfim, chorava sempre e a gente sabe que ela precisava chorar. Guardar o choro não faz bem pra ninguém, ainda mais um choro de tristeza, choro de saudade. Hoje a vó ainda chora, chorou ontem quando falava comigo no telefone, mas não chora sem parar, nem chora o dia inteiro. Todos nós entendemos e ela também está começando a entender que a vida precisa continuar, com certeza absoluta era isso que o vô diria pra gente.

Um dos dias que o choro da minha vó mais me fez chorar foi no meu aniversário, 9 dias depois do falecimento. Toda vez que a gente ligava pra ela ou ela ligava pra gente e o vô não estava em casa, ela dizia, na hora de dar tchau “beijo meu e do vô!”. E no dia do meu aniversário não foi diferente. Meus pais ainda estavam lá em Campinas e todos eles ligaram juntos pra mim. A vó deu parabéns, disse as palavras sábias de sempre e na hora de desligar ela disse “beijo meu e do...” e chorou. São 22 anos de ligações em aniversários meus, foram 21 ligações com beijo duplo (ela mandava beijo pelos dois no aniversário, mesmo que ele tivesse falado com a gente) e a 22ª ligação não foi fácil pra ela e nem foi fácil pra mim. Ela passou o telefone pra minha mãe, mas como ela já tinha me dado parabéns nós nem conversamos, só desligamos e eu chorei.

Agora, nessa nova fase, a vó vai precisar aprender a viver só por ela. E, depois de quase 50 anos de casamento e mais muitos anos de namoro e noivado, isso não vai ser fácil de aprender e fazer. Não é uma coisa que eu quero aprender. Não é uma coisa que alguém queira aprender.

Na semana que o vô faleceu muitas pessoas escreveram textos emocionantes e emocionados no facebook do “velhinho”, como a gente costumava chamar, vou colocar aqui as palavras que mais me marcaram. Uma delas foi a do meu pai, que de verdade me emociona até hoje. Meu pai foi tão forte antes, durante e depois do culto fúnebre, falando sobre o pai dele, que mesmo ele sendo meu eterno herói, eu nunca imaginei que ele conseguiria.

“Faleceu hoje, em Campinas, SP, meu pai, Pr. Cilas Ribeiro. Um homem que foi exemplo para minha vida e me ensinou a alegria de viver. Todos que conheceram meu pai, com certeza absoluta, sem medo de errar, poderão testemunhar da sua alegria, do seu companheirismo e da sua integridade. Muitas coisas boas poderia falar sobre ele, mas sua alegria contagiante se espalhava entre os que compartilhavam da sua presença... Essa lembrança ficará marcada em minha vida. É essa alegria no viver que continuará a servir de base para que nossa família continue lembrando dele e siga vivendo, com alegria e certos de que ele está com Deus e em breve iremos encontrá-lo.” Gerson Daminelli

“Há momentos em que a vida nos brinda com situações alegres e divertidas em que queremos estar e nem vemos o tempo passar quando chega a hora de ir embora.
Outros momentos não nos preparamos nunca...
Ontem vivemos um destes momentos.
Nosso querido pai, Pr. 
Cilas Ribeiro, depois de alguns dias hospitalizado, faleceu e tivemos um culto de despedida e gratidão a Deus por sua vida.
Louvar a Deus em toda e qualquer circunstância, foi nisto que pensamos naquele momento. Isto nos foi ensinado e nisto cremos.
Agradecemos a todos que compartilharam conosco deste momento tão difícil. Pessoas tão especiais, com atitudes igualmente especiais para nós. 
Talvez nem todos ficaram sabendo a tempo de estar junto conosco, a estes pedimos desculpas. 
No culto de gratidão falamos muito sobre a importância da família e a nossa está unida e ciente da Vida em Cristo Jesus. Isto nos deixa a esperança e a certeza de que um dia, no tempo de Deus, iremos nos encontrar e glorificar o nome d`Ele eternamente.
Obrigado a todos.
Orem por nós.”
Gerson Daminelli falando em nome dos filhos, noras e netas

"Pr. Cilas Ribeiro, um grande irmão, amigo, orientador, professor, ..., voltou para a casa do Pai!
Logo após a chuva que caiu na terça-feira, que inclusive caiu somente depois de terminados todos os procedimentos do seu sepultamento, eu estava transitando pela cidade e já a chuva havia estiado e Deus pinta uma beleza, um lindo arco-irís emoldurando a praça Arautos da Paz em Campinas, lembrando-nos da aliança eterna entre Ele e toda a alma vivente. (Gênesis 9:16)
Logo pensei que esta foi a homenagem que Deus fez, à um homem que foi sim um "Arauto do Rei", um "Arauto da Paz" ! Os frutos desta vida somente serão totalmente conhecidos na eternidade, mas sabemos que Deus regou sempre com chuvas de bênçãos a sua vida!
Deixo para Gerson Daminelli, Aline Ribeiro, Eliezer Daminelli Ribeiro, Samuel Daminelli Ribeiro, Camila B. Ribeiro Silva, Priscila Braga Ribeiro Caserta, Isabela Ribeiro e para toda a família um forte abraço e o verso de Isaías 52:7:
"Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!" ""
Jason Soares, tio de coração

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ecografia Morfológica

Olá!

Semana super agitada pra gente!
Domingo foi dia de conhecer a vó Adilene, o vô Sergio, a tia Pati e o tio Edinho, ontem fizemos nossa primeira ecografia morfológica, fomos na inauguração da Vovó do Lar, hoje tivemos consulta de manhã e teremos curso agora de noite e sexta teremos mais uma ecografia. Ufa! Que semana agitada! E tudo isso sem contar todas as atividades normais que não vamos deixar de fazer... trabalhar, limpar a casa, lavar louça...

Mas vamos contar detalhes da semana!!!

Domingo a família do papai Lê chegou de viagem... vó, vô, tio, tia... todo mundo veio passar uns dias de férias aqui em casa. Trouxeram muuuuuuuuitos presentes! Um presente mais lindo que o outro! Bebê conforto, macacões, sapatinhos, casaquinhos, lembrancinhas de nascimento... quase tudo rosa e lilás, tudo lindo! Sem contar que fomos, nós 3, muito mimados na chegada deles! Estamos adorando esses dias deles por aqui e vamos aproveitar pra passear bastante! Até pq não é sempre que a vó Adilene aceita pegar a estrada...

Ontem, segunda, foi dia de ecografia! A primeira morfológica. Essa mede bracinhos, cabecinha, barriguinha, perninhas, batimentos cardíacos, narizinho... não é o tipo de ecografia que faz a gente chorar por ver aquele rostinho lindo, mas é muito emocionante ver o médico dizendo que todas as medidas estão perfeitas e que a Manu está crescendo super bem! De noite fomos na inauguração da Vovó do Lar, nossa empresa, que está começando agora e já está dando super certo. Esperamos que Deus continue nos abençoando!!

Hoje fomos na médica levar os exames e ouvir os detalhes dos resultados. A Manu está com 24cm, uma moça já!!! Pesa +/- 364gramas! Está super bem, com tudo certinho!! Só a mamãe que engordou mais do que deveria, mas isso é detalhe... hahahaha... Mas voltando pra Manu... as perninhas, os bracinhos... tudo tem a medida certa pra "idade" dela! E isso deixa a mamãe e o papai muuuuuuito orgulhosos! O Lê sempre vai junto nos exames, mas nunca tinha ido em nenhuma consulta, pq eu nunca tinha visto nenhum homem lá no consultório da Drª. Eliane, mas dessa vez ele foi junto e aproveitou a hora que eu fui trocar de roupa pra encher a médica de perguntas! Foi ótimo. Enquanto a médica fazia alguns exames em mim, o Lê ficou lá na outra sala... mas foi só ouvir o coraçãozinho da Manu que ele veio pra sala de exames sem nem perguntar se poderia entrar! Coisa mais linda esse pai babão! Ficou lá na porta, olhando pra mim, com a maior cara de bobo... e quando a médica desligou o aparelho ele voltou pra outra sala pra ficar esperando mais um pouco. Pra mim é lindo ver como ele já ama a Manu. Eu sei que nós já amamos a Manu desde antes de saber que era Manu, desde antes de saber que tinha um bebê na minha barriga, mas ver o jeito dele conversando com ela, brincando com ela, cantando pra ela... pra mim é lindo demais!
Agora de noite teremos curso aqui na Vovó do Lar, então vamos trabalhar até tarde mais um dia. Mas é muito bom trabalhar num lugar que a gente gosta, um lugar nosso!

Sexta-feira teremos mais uma eco. Dai vou colocar as fotos pra todo mundo ver! As fotos da eco que fizemos ontem são "só para médicos"... pq não dá pra entender nada, são só medidas e mais medidas!


Estamos muito felizes!!

beijos em todos,
Mamãe, Papai e Manu!


aaah, ficaram interessados em saber o que é a Vovó do Lar? Entre em contato com a nossa empresa pelo facebook e pelo twitter! Será um prazer atender cada um/uma de vocês!!